Para começar, defina a sua marca pessoal: o que você oferece e qual é o seu objetivo. Para o primeiro, leve em conta os seus valores, paixões e atributos pessoais. Para o segundo, pense no que quer obter: conseguir outro trabalho, ter contatos melhores para a sua empresa, ganhar reconhecimento do mercado, etc.
Depois, crie perfis nas redes sociais de acordo com a sua marca, use fotos profissionais nesses sites, mantenha um currículo atualizado ou um prospecto da sua empresa, crie uma assinatura para os seus e-mails e faça cartões de visita.
Em seguida, defina seu público-alvo – normalmente são as pessoas que vão ajudá-lo a conquistar seus objetivos. Pode ser seu próximo chefe, cliente ou investidor, uma pessoa capaz de influenciar quem tem o que você quer ou uma equipe que vai apoiar você. Não tente impactar todo mundo.
Por fim, comece o contato. Isso inclui ser ativo nas redes sociais para dar visibilidade ao seu nome. Como? Compartilhar conteúdo e fazer comentários produtivos são duas opções interessantes.
Também faz parte do processo entrar em contato direto com seu público-alvo.
Tenha em mente que é preciso criar valor para os demais, porque a rede de relacionamentos é uma troca. Paciência e perseverança são fundamentais, porque empecilhos vão aparecer.
Além do que já falamos, também é válido participar de conferências e eventos que facilitem novos contatos, envolver-se com associações, dar aulas, escrever colunas de opinião e entrar em contato com colegas de profissão para trocar experiências. Boa sorte!
Fonte: roberthalf Por jornalista: Adriana Fonseca Imagem: freepik