Dificuldades de trabalhar fora do Brasil

· Tempo de leitura 2 Minutos

As vantagens são diversas, mas saiba que sair da zona de conforto não é fácil, por isso você também enfrentará algumas dificuldades. O importante é não desanimar e manter o foco, pois com as dificuldades vêm os aprendizados.

1. A incerteza do novo

O medo do que é novo é muito comum, afinal não conhecemos o futuro. A preocupação com o processo de adaptação e como será a nova empresa, a saudade da família e dos amigos que não estarão mais tão próximos de você e a insegurança de falar outro idioma durante o seu trabalho, são exemplos de medos que podem tomar conta da sua cabeça. Porém, nesses momentos é preciso saber lidar com a ansiedade e entregar-se para o novo desafio. Pense em todas as novas experiências que você viverá e que somarão mais conhecimentos.

2. Adaptação ao local e suas variáveis

Um novo país pode significar uma mudança radical de rotina. Ao trabalhar no exterior, você terá que lidar com horários diferentes e com um clima que você não está acostumado. Nesses momentos é preciso ter calma e ser adaptável. Caso você esteja em um país com um clima totalmente diferente do Brasil, com chuvas constantes ou até mesmo neve, procure conversar com os moradores do local, que estão acostumados com o clima há anos, e que podem ter dicas valiosas para te oferecer.

3. Diferenças culturais do país e do ambiente de trabalho

É preciso estar preparado para as diferenças culturais que existirão, afinal cada país possui uma cultura diferente. Por isso é tão importante que você esteja sempre aberto para se adaptar. Lembre-se que a adaptação não é imediata: pode levar dias, semanas ou até meses! Dê tempo ao tempo e não se cobre muito durante esse processo.

Além disso, lembre-se que as empresas são diferentes, mesmo que tenham uma área de atuação parecida. Os processos da nova empresa podem ser diferentes dos que você estava acostumado a fazer na empresa antiga, esteja aberto às novidades.  

Uma dica para conseguir se adaptar é estar sempre atento ao seu redor. Treine a sua capacidade de observação, analise sempre o comportamento de seus colegas de trabalho, veja quais são as regras do local e esteja determinado a mudar, aprender e reaprender o tempo todo.

Fonte: Penser Imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *