Aprenda a cultivar e manter o seu networking

· Tempo de leitura 3 Minutos

Converso com muitos executivos e executivas. Faz parte do meu trabalho. E não tenho receio algum em afirmar que as melhores oportunidades de carreira e negócios são fruto do networking. Mas não de um networking qualquer. Estou falando de uma rede de contatos sólida, cultivada ao longo de anos de vida profissional.

O segredo para que a sua rede de contatos gere boas oportunidades de carreira é mantê-la ativa. De nada adianta colecionar um monte de nomes, e-mails, telefones e conexões nas redes sociais se você não movimenta tudo isso com uma certa frequência.

Também não funciona acionar todo esse pessoal só quando você precisa de alguma coisa emprego, indicação, dica, conselho. A rede de contatos serve para isso também, claro, mas é fundamental entender que o networking é uma troca.

Abaixo, algumas dicas do que você pode fazer para manter a sua rede de contatos ativa.

Compartilhe artigos

Através das redes sociais ou por e-mail, é uma ótima forma de manter contato. Mostra que você lembrou da pessoa ao ler aquele material e que se preocupou em compartilhar a informação. Nem sempre dá para fazer isso na hora que se lê um artigo ou que se vê um vídeo, mas isso não é um problema. Marque aquele link como favorito e depois, quando tiver um tempinho livre, faça os disparos.

Compartilhe ideias de livros

Quando estiver lendo um livro do seu ramo de atuação, tenha o hábito de fazer anotações. Depois, crie um PDF com elas e compartilhe com quem possa se interessar.

Comemore os avanços de carreira dos seus contatos

Nas redes sociais a gente consegue saber quem conseguiu um novo emprego, quem foi promovido, ganhou um prêmio ou concluiu um projeto especial. Mande uma mensagem, de preferência pontuando o que você achou de mais interessante naquela conquista (principalmente no caso de um artigo publicado ou projeto concluído). Mostre que você viu a movimentação e que admira o trabalho que aquela pessoa está fazendo.

Agradeça a influência

Algo compartilhado na sua rede de contatos te influenciou de alguma forma? Ajudou a tomar uma decisão, escrever um artigo, iniciar um projeto? Agradeça a pessoa que deu origem a esse movimento. Ela certamente ficará feliz.

Saia do mundo virtual

As redes sociais e o e-mail são um grande facilitador para manter a rede de contatos ativa. Mas, se a distância e o tempo permitem, marque encontros presenciais. Um almoço, um café, um happy hour. Sempre há um tempinho livre quando a gente quer. O encontro pode ser apenas para bater papo e atualizar um ao outro sobre a vida profissional ou então para pedir uma segunda opinião para algum projeto.

Por fim, aqui a dica. O livro “Nunca Almoce Sozinho”, de Keith Ferrazzi, traz informações valiosas sobre os segredos do networking. Leia, se tiver tempo. Depois, é só colocar tudo em prática e, em alguns momentos, colher os frutos de se ter uma rede de contatos sólida e ativa. Boa sorte!

Fonte: roberthalf Imagem: freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *