Como o Coaching pode contribuir com o seu plano de carreira?

· Tempo de leitura 4 Minutos

Caso você queira fazer um plano de carreira, utilizando uma metodologia diferenciada e que vai te ajudar a alcançar o seu resultados com muito mais rapidez, saiba que o Coaching pode contribuir positivamente neste processo.

Com ferramentas e técnicas altamente poderosas, o Coaching pode se tornar um importante aliado nesta etapa da sua carreira. E você deve estar aí se perguntando: “Mas, Zé, como o Coaching pode me ajudar?”. Bom, querida pessoa, para esta pergunta, eu não trouxe apenas uma e mas sim, 5 respostas. Confira:

1- Autoconhecimento

As ferramentas e técnicas de Coaching darão a você a oportunidade de conhecer melhor a si mesmo. Elas te trarão informações valiosas sobre o seu perfil comportamental, seus pontos de melhoria, suas habilidades, dentre outros fatores. Tais informações serão primordiais para que você entenda quais são as suas reais necessidades e anseios enquanto pessoa e enquanto profissional.

Assim, você poderá traçar suas metas, ações e objetivos com maior segurança, afinal, você conhecerá com clareza e exatidão o profissional mais interessado neste plano de carreira: você mesmo!

2- Gestão de Tempo e Definição de prazos

Como disse anteriormente, traçar um plano de carreira requer disciplina e foco, além de bastante paciência. Com as ferramentas e técnicas de Coaching, é possível organizar e estruturar o plano de carreira de maneira bastante eficaz, além de definir com maior segurança os prazos para o cumprimento de cada ação e quais metas deverão ser estabelecidas.

Nesta etapa, a disciplina e o foco serão fatores decisivos para o sucesso do seu plano de carreira. Outra ferramenta importante e que contribuirá positivamente com o seu planejamento de carreira é a Tríade do Tempo. Esta poderosa ferramenta te ajudará a identificar como você tem gasto o seu tempo e, a partir daí, reformular e reestruturar a sua rotina, suas atividades, além de planejar as suas metas e ações futuras com maior eficácia.

3- Visão Sistêmica

Para que você faça um plano de carreira eficaz, seguro e que atenda às suas necessidades profissionais, é de suma importância que você veja que a sua carreira é muito mais que a função que você exerce atualmente.

Sua carreira engloba vários fatores, dentre eles: as suas habilidades, as oportunidades de ascensão profissional e seus pontos de melhoria. Ter uma visão sistêmica com relação a tudo isso e também da sua carreira como um todo, contribui de maneira satisfatória para que você identifique todos estes elementos, com o objetivo de potencializá-los, utilizando-os a seu favor durante a execução de todo o planejamento.

Neste sentido, o Coaching é um poderoso aliado, pois, com técnicas e ferramentas altamente eficazes e assertivas, esta metodologia de aceleração de resultados faz com que você desenvolva a sua visão sistêmica, de maneira a enxergar a todos os aspectos, não só profissionais, mas também pessoais, que precisam e devem ser trabalhados, para que você se torne o melhor profissional que sempre quis ser.

4- Comunicação eficaz

Há uma frase de Nelson Mandela que diz: “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração”. Aqui, Mandela ressalta a importância de se comunicar com excelência e de maneira que desperte tanto a empatia quanto a simpatia dos nossos interlocutores.

Comunicar de maneira que toque o coração das pessoas que nos rodeiam é uma poderosa e importante habilidade para quem deseja ter uma carreira ainda mais promissora e bem-sucedida.

Partindo deste princípio, o Coaching tem muito a contribuir com o seu sucesso profissional. Afinal, ele te ajudará a se comunicar de maneira pontual, objetiva e clara. Tal habilidade é de extrema importância para quem deseja criar uma boa rede de contatos – também conhecida como network. As técnicas e ferramentas de Coaching te ajudarão de maneira satisfatória a comunicar-se com mais clareza, empatia, simpatia, objetividade e encantamento.

5- TBC!

Acredite ou não, esta é a parte mais importante do plano de carreira. É a hora de TBC: tirar a bunda da cadeira! Sim, querida pessoa, é importante que você tenha atitudes positivas e afirmativas durante este processo. Tirar a bunda da cadeira significa agir, tomar a iniciativa para dar início a um novo capítulo da sua história.

Neste cenário, o Coaching se configura como uma verdadeira mola impulsionadora, uma vez que, a todo momento estimula o indivíduo e profissional a agir, extraindo dele tarefas e prazos, que farão com que este evolua continuamente, até alcançar o objetivo proposto na elaboração de seu plano de carreira.

Fonte: portalibc Imagem: freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *