15 Dicas para Você Fazer a sua Gestão de Carreira

· Tempo de leitura 6 Minutos

Você sabe o que é gestão de carreira? já ouviu a falar a respeito? se você ainda tem alguma duvida ou questionamento, esse texto é para você!

Ter uma carreira bem administrada é algo muito buscado pelos profissionais, tanto para ter ascensão, como também para manter uma estabilidade no meio corporativo.

No entanto, poucos profissionais sabem como gerenciar a própria carreira, tal como entendem os benefícios que essa estratégia garante a eles.

Essa gestão pode se tornar uma ferramenta fundamental para o plano de carreira, hoje é a principal estratégia para ter crescimento profissional. Saber como gerir tudo isso é um ponto a favor daquele indivíduo.

Os profissionais que investem no gerenciamento de carreira têm uma definição melhor do que querem para si, planejando seu futuro de curto a longo prazo. Tudo isso é feito com uma estratégia de crescimento.

Como a ideia aqui é fazer uma gestão eficaz em sua carreira, vamos abordar mais sobre neste artigo, separamos 15 dicas essenciais para tornar a sua carreira profissional bem gerenciada, sem a necessidade de procurar um profissional para isso.

DEFINA SEUS OBJETIVOS

Tenha em mente que isso ajudará na sua motivação, assim como serve para gerenciar sua carreira. No geral, liste objetivos financeiros, pessoais e profissionais, dando prazos para atingi-los.

Isso é inclusive algo que irá ajudar na montagem do seu plano de carreira, que é basicamente estruturado por meio dos seus objetivos e metas.

TENHA METAS E SONHOS REALISTAS

Pensar além do que está ao seu alcance não te ajuda. Se quer ter uma gestão de carreira eficiente, trace planos que consegue cumprir, sempre trabalhando uma visão realista das coisas.

Sabendo que consegue alcançar determinado objetivo, fica mais fácil entender o que é necessário para tornar isso possível. Vale investir em aprendizado, por exemplo, ou que for preciso para cumprir aquela meta.

FAÇA UMA ATUALIZAÇÃO

Todo profissional precisa estar atualizado em relação a própria função, o setor que trabalha e o mercado como um todo, não apenas em seu país. Esse exercício deve ser diário.

Faça um estudo sobre o mercado de trabalho, procure aprender mais sobre a função que está exercendo e outras que almeja atuar.

ESTUDE O MERCADO

Como dito à cima, você deve estar atendo as evoluções e baixas no mercado, já que isso interfere diretamente em sua vida profissional. Através desse conhecimento, é feita uma melhor gestão de carreira em meio a uma crise, por exemplo.

MELHORE O SEU NETWORKING

Hoje essa ferramenta é tida como a mais importante para uma gestão de carreira. Isso porque os seus relacionamentos podem trazer novas oportunidades, sendo essa apenas uma das vantagens.

Sempre se comunique com quem conhece e tente se relacionar com novas pessoas, vale para quem está dentro e fora da empresa que atua. Seu networking deve abranger bons relacionamentos para que novas portas sejam abertas.

PRATIQUE O AUTOCONHECIMENTO

Faça sempre uma análise sobre si mesmo, levantando pontos fortes, fraquezas e habilidades, já que tudo isso pode te ajudar profissionalmente.

Veja o que é relevante ao cargo que está hoje e se isso é importante para o que pretende estar daqui a alguns anos.

Essa análise será benéfica para ver o que você precisa fazer para alcançar determinados objetivos. Nem sempre temos essa visão sobre si, por isso é importante ter o hábito de estudar nosso perfil.

MARKETING PESSOAL PARA GESTÃO DE CARREIRA

Você é o seu melhor divulgador e, para uma boa gestão de carreira, invista bastante nisso.

Através do marketing você construí uma identidade positiva para si mesmo, destacando seus resultados e o desempenho profissional.

SEJA PERSISTENTE

Ao longo do caminho você encontrará obstáculos, algo que é completamente normal. Eles podem te derrubar, mas devem ser encarados como pontos a serem superados na sua carreira, que de alguma forma te levarão ao sucesso.

MANTENHA O FOCO

Assim como persistir, é interessante estar sempre focado e isso é benéfico a sua gestão de carreira. Uma pessoa com boa concentração consegue ser mais produtiva, por exemplo, o que é uma vantagem.

SEU CURRÍCULO DEVE SER INTERESSANTE

Além de mantê-lo atualizado, você deve fazer com que ele tenha conteúdo. Por isso, invista em cursos, palestras e workshops, para aumentar seu conhecimento em relação a área.

Também é interessante que o conteúdo seja bem estruturado. Um currículo bagunçado é descartado com facilidade.

Você deve, além de apresentar um conteúdo interessante, fazer a montagem correta desse documento, sempre de maneira clara e sem exageros.

ESTEJA PREVENIDO

É um bom método para a gestão de carreira, visto que a ideia é estar sempre um passo à frente da equipe e até mesmo de seu chefe. Se houver um questionamento, por exemplo, já estará preparado para responder.

MOSTRE FLEXIBILIDADE

Isso inclui saber trabalhar em equipe, disposição a mudanças e até mesmo ficar disponível para tarefas diferenciadas dentro da empresa. O mundo corporativo preza por isso.

Hoje, trabalhar em equipe é até mais importante do que ser comunicativo, embora também tenha certo peso na sua postura profissional. É nessas equipes que se encontram gestores e o perfil é mostrado durante o trabalho.

ANÁLISE A SUA CARREIRA

gestão de carreira começa como uma análise do como você está no momento, incluindo a posição e o setor que atua. Levante pontos que precisam ser mudados e otimizados, por exemplo, fará diferença.

SEJA OTIMISTA

Isso é importante para o sucesso profissional, visto que pensamentos negativos podem interferir em suas metas.

REVISE SUAS METAS

Com frequência, veja porque não conseguiu alcançar os objetivos definidos e verifique se conseguirá alcançar as próximas metas. Faça isso sempre, torne parte do seu dia a dia.

A revisão dos seus objetivos ajuda a te manter motivado. Pode ser que você não tenha enxergado algo que te prejudicou para cumprir uma meta, algo que só poderá ser encontrado através dessa análise.

BÔNUS PARA GESTÃO DE CARREIRA

Para uma gestão dar certo, você deve aplica-la a um plano de carreira.

Todo esse gerenciamento casa com um planejamento, fazendo com que as metas traçadas sejam parte efetiva para o seu crescimento profissional.

Fonte e imagem: Penser Imagem: Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *