Gestão de carreira: o que é e por onde começar

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Gestão de carreira é a combinação de planejamento estruturado e a escolha ativa de gerenciamento dos próprios rumos profissionais (pomposo isso né? Mas aos poucos você vai entender tudo cada vez com mais clareza). A gestão de carreira foi primeiramente definida em uma tese de doutorado em assistência social por Mary Valentich, que a mencionou como a ‘implementação de uma estratégia de carreira através da aplicação de táticas em relação à orientação de carreira escolhida’ (Valentich & Gripton, 1978).

Aí você se pergunta, mas o que seria “orientação de carreira, dentro do plano de carreira, dentro da gestão de carreira?”:  Orientação de carreira refere-se ao design geral ou padrão da carreira, moldado por metas e interesses específicos e identificáveis ​​por posições específicas que incorporam essas metas e interesses (ou seja, seus gostos, suas aptidões, suas competências, seus caminhos, por onde você quer seguir e por aí vai).

Valentich e Gripton definiram o sucesso nesse quesito como a gestão de carreira eficaz através da obtenção de posições desejadas e outras recompensas importantes. O resultado da gestão de carreira bem-sucedida deve incluir realização, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, alcance de metas e segurança financeira.

Uma carreira inclui todos os tipos de emprego, desde semi-qualificados até qualificados e semi-profissionais até profissionais, além de possibilidades de empreender. Frequentemente,  no passado, as carreiras estavam restritas a um compromisso de emprego com uma única habilidade comercial, profissão ou firma de negócios durante toda a vida útil de uma pessoa. Nos últimos anos, no entanto, uma carreira agora inclui mudanças ou modificações no emprego durante o futuro previsível.

O seguinte sistema de classificação com pequenas variações é amplamente utilizado como modelo de gestão de carreira:

Desenvolvimento de metas e objetivos gerais,
Desenvolvimento de uma estratégia (meios gerais para atingir as metas / objetivos selecionados),
Desenvolvimento dos meios específicos (políticas, regras, procedimentos e atividades) para implementar a estratégia, e
Avaliação sistemática do progresso em direção ao alcance das metas / objetivos selecionados para modificar a estratégia, se necessário.

Fonte: penser Imagem: freepik

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