O que é coaching de carreira?

· Tempo de leitura 3 Minutos

Cada vez mais discutido no mundo profissional, o papel do coach de carreira vai ganhando espaço e sendo ouvido no ambiente corporativo. Algumas perguntas podem ser na sua cabeça ao ler essas frases:

O que é coaching de carreira mesmo? Para que serve coaching de carreira? Eu realmente preciso de um coach de carreira? Quando? Vale a pena? Devo investir num coach de carreira?

Uma definição mais formal de coaching de carreira da Federação Internacional de Coaching (ICF) afirma que um coach de carreira faz parceria com você em um processo instigante e criativo que inspira você a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Os treinadores honram você como especialista em sua vida e trabalho e acreditam que você é criativo, engenhoso e completo. Com base nessa fundação, a responsabilidade do coach é:

  • Ajudar para que você descubra, esclareça e alinhe com o que você deseja alcançar
  • Incentivar a sua autodescoberta
  • Abrir horizontes para soluções e estratégias
  • Te manter responsável por sua carreira e alerta sobre novas oportunidades

Esse processo ajuda os clientes a melhorar drasticamente suas perspectivas de trabalho e vida, ao mesmo tempo em que aprimora suas habilidades de liderança e libera seu potencial.

Quais os benefícios do coaching de carreira

“Everyone needs a coach”. (Todo mundo precisa de um coach). Essa frase não é minha. Ela é do Bill Gates, fundador da Microsoft. Pense em você jogando golfe, fazendo balé ou tentando aprender xadrez. Você não será um especialista na primeira vez que tentar. Mas pode se desenvolver, buscar um caminho, aprender novas competências.

A gestão da sua carreira é diferente? A maioria das pessoas não é educada sobre como gerenciar suas carreiras. Além disso, as pessoas, por uma questão natural, não conseguem enxergar-se de fora da sua própria vida. E é aí que também pode entrar um grande benefício do coaching de carreira. Esse olhar de fora é uma das características mais fundamentais de um trabalho de desenvolvimento profissional especializado.

Há também um mito de que apenas profissionais de alto escalão e executivos de C-Level usam o trabalho de um coach de carreira para ajudar em suas jornadas. Isso não é mais o caso. O coaching de carreira está agora presente em todas as linhas de trabalho e em todas as etapas da carreira, começando depois do ensino médio, se você pensar bem.

Há outro mito de que o coaching de carreira não é necessário quando você tem um emprego. Se você tem um bom trabalho ou trabalha para uma boa companhia, então você tem sorte e deve aproveitar essa oportunidade. Agora você pode começar a desenvolver sua carreira para o que você sempre quis. Cinco anos podem passar rapidamente neste trabalho – onde você estará então? Você será mais feliz e mais satisfeito? Você tem algum objetivo não alcançado? Você sabe usar sua rede interna e externa?

É verdade que os coaches de carreira são amplamente conhecidos por ajudar na busca de emprego ou na transição de carreira, mas são igualmente valiosos para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo seu trabalho e as oportunidades na empresa para a qual ele ou ela trabalha. Os coaches de carreira ajudam você a alcançar sua visão de carreira de longo prazo ajudando-o a criar metas e os planos para alcançá-las.

Como funciona na prática? Um bom projeto de coaching de carreira lhe ajudará a ter uma noção completa de cenários e pode ser útil para que você:

  • Ganhe clareza sobre o que você realmente quer e como chegar lá (partindo de onde você está)
  • Identifique possibilidades de carreira que se conectam com seu propósito e paixão
  • Aprenda seus pontos fortes, habilidades, valores e muito mais por meio de avaliações como inventários de interesse, instrumentos de tipo de personalidade
  • Combine suas habilidades, interesses e paixões com uma carreira ideal, empregos e ambientes de trabalho
  • Fortaleça sua rede de contatos
  • Crie um plano para explorar e seguir uma nova direção de carreira
  • Supere obstáculos no seu progresso, se devido ao histórico de emprego, falta de qualificações “certas” ou questões pessoais / familiares
  • Identifique a melhor comunicação de seu valor exclusivo em seu currículo executivo, perfil do Linkedin, bio executiva e outros documentos de carreira

Fonte: penser Imagem: freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *