O que observar ao contratar um coach de carreira

· Tempo de leitura 3 Minutos

Mas e aí, que tipo de profissional você deve escolher ao pensar num projeto envolvendo coaching de carreira?

Essa é uma questão importante, porque nem todos os coaches são parecidos, ou têm os mesmos conhecimentos em relação aos processos ou em áreas centrais de foco. Se você está preso em termos de sua direção profissional, talvez você queira encontrar um coach de carreira que se especialize no trabalho exploratório que precederá a busca de emprego real. (Fortalecimento de competências, apoio com networking e visão de mercado).

Freqüentemente, essa pessoa fará você usar algum tipo de teste de avaliação de talentos ou pontos fortes e, juntos, vocês trabalharão com os tipos de funções que podem ser mais adequados e significativos.

Se você tem uma ideia decente do que deseja fazer a seguir, mas não está progredindo em sua busca de emprego, considere alguém que realmente se especialize em estratégia de busca de emprego. Os coaches nessa área normalmente dão uma olhada no que você está fazendo (e no que você não está fazendo), revê a “papelada” que está usando para se promover (currículo, perfil do LinkedIn) e depois lhe ajuda construir ou ajustar um plano de jogo e revisar seus materiais para se alinhar com a direção desejada.

Outro momento importante é durante desafios profissionais que parecem “insolúveis”. Esta é uma boa oportunidade para procurar um coach de carreira e discutir possíveis soluções, caminhos, além de trocar com alguém que tem experiência naquele contexto.

O ideal, claro, é encontrar um coach de carreira que consiga passar por todos esses pontos.  Lembre-se que em alguns momentos é importante distinguir o trabalho de um Life Coach do de um Coach de Carreira. As demandas são diferentes e precisam ser bem definidas por você.

Quando se trata de desenvolvimento profissional é fundamental focar em alguém que realmente possa apoiar na construção dessa frente da sua vida, com entendimento claro de mercado, boa rede de contatos, experiência em gestão (de negócios, pessoas, finanças, projetos) e noções de inteligências múltiplas.

E honestamente: procure uma empresa de coaching de carreira que tenha pessoas com conquistas e uma boa trajetória profissional. Não faz sentido alguém ficar lhe dando conselhos sem ter vivido aquilo certo? É isso.

Busque por pessoas que tenham construído sua marca pessoal, que tenha entregas boas em empresas interessantes, que consigam contextualizar para o desafio que você está vivendo e que efetivamente conheça do mercado.

Quando procurar uma empresa de desenvolvimento de carreira ou um coach de carreira, peça para que ele ou ela lhe conte sobre projetos que viveu, sobre casos que já tenha experimentado, sobre as conquistas dos clientes…e coisas assim.  Observe se o site é confiável, o profissional tem um currículo interessante e é referência no mercado.

Portanto, você precisa se sentir confortável com seu coach ou sua coach de carreira. E o ideal é que ela tenha uma “boa noção” do que está fazendo, principalmente por conta de experiências profissionais positivas.

Cuidado para não cair em furadas ao escolher um projeto de coaching de carreira ou acompanhamento:

  • Não acredite na oferta de “felicidade plena” num programa de coaching de carreira. De verdade, essa é uma oferta ou entrega que ninguém pode fazer, além de ser um ponto diferente do que você está focando neste momento.
  • Tenha atenção com promessas de dinheiro fácil, resultado simples ou coisas do tipo.
  • Cuidado com foco apenas em autoajuda, sem metodologia ou conhecimento real de mercado.
  • Navegue pelo perfil das redes sociais do futuro responsável pelo seu programa de coaching de carreira. Isso pode dizer muito se vale ou não apenas vocês trabalharem juntos.

Fonte: penser Imagem: freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *