Nem todo o conhecimento é o bastante.
Do latim facultas, a faculdade é o poder, o direito, a aptidão ou a capacidade para fazer algo. Por exemplo: “A equipa tem a faculdade de mudar a história nos próximos jogos”, “O gerente não tem a faculdade necessária para levar a cabo o novo plano de negócios”.
Por outro lado, uma faculdade é uma subdivisão de uma universidade que corresponde a um determinado ramo do saber. Na faculdade ensina-se um ou vários cursos, dependendo do estabelecimento. O conjunto de faculdades forma uma universidade.
O modelo de faculdades surgiu a partir da antiga Universidade de Paris, a qual era composta por quatro faculdades: Medicina, Direito, Teologia e Artes. Atualmente, os estudantes podem acabar os seus estudos na faculdade com o grau de Licenciado (antigo Bacharel), Mestre (antigo Licenciado) ou Doutor (antigo Mestre).
A Universidade de Coimbra, que é a mais antiga e prestigiada de Portugal, é constituída pelas seguintes faculdades: Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação e Ciências do Desporto e Educação Física.
Hoje em dia, muitas faculdades dispõem de planos de formação à distância, que permitem aprender através da Internet. Desta forma, os estudantes não precisam de se deslocar até à faculdade para assistirem às aulas, pois têm acesso às mesmas sem sair de casa, bastando entrar em contacto com os docentes através de chats ou outros meios digitais. Esta modalidade é bastante útil para os trabalhadores-estudantes, por exemplo.
As formações à distância, no entanto, costumam exigir algum tipo de exame presencial antes da entrega do título/diploma. Imagem: freepik
Fonte: Conceito.DE Imagem: freepik