Antes de nos aprofundarmos na atuação do coach de carreira, é importante ter uma noção ampla do que é e como funciona o trabalho de um profissional de coaching.
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a metodologia coaching não é nenhuma receita de bolo, que traz soluções prontas para aplicação. Não, não é nada disso.
Com o uso de técnicas efetivas, a ferramenta indica caminhos e mostra aos indivíduos como eles podem encontrar dentro deles as respostas que procuram.
Não por acaso, o autoconhecimento está entre os principais ingredientes do sucesso da plataforma de desenvolvimento humano mais utilizada no mundo.
Se você quer saber o que precisa ser feito em sua vida, deve encontrar a saída em seus comportamentos, nas suas atitudes.
O que acontece é que muitas pessoas têm medo de assumir os riscos, de tomar as rédeas das próprias decisões.
Por conta disso, preferem transferir essa responsabilidade a terceiros.
Há ainda quem só precise de um incentivo para dar o primeiro passo, de alguém que lhe abra os olhos.
O problema é quando o aval do outro é sempre o caminho buscado.
A função do coaching está justamente nisso tudo: ajudar seus clientes (os coachees) no processo de autoconhecimento e de busca por soluções próprias para os seus problemas.
Em outras palavras, os profissionais que trabalham com a metodologia são os responsáveis por tirá-lo do estado atual, que muitas vezes é a zona de conforto, e incentivá-lo a se desenvolver.
Se você não consegue atingir seus objetivos por medo, insegurança ou qualquer outro comportamento limitante, o coach é quem vai auxiliar a eliminar as condutas negativas e encontrar a trajetória para a completa realização.
Fonte/ imagem: SBCOACHING