Qual o conceito de plano de carreira?

· Tempo de leitura 2 Minutos

Para explicar o conceito do plano de carreira, partiremos de uma estória. Imagine a seguinte situação: você é um atleta amador e decidiu se inscrever para uma maratona. Passar da sua corridinha semanal para treinos constantes e de longa distância, requer preparo e condicionamento, certo? E como decidir quando começar, qual será o ritmo, a periodicidade e intensidade?

Primeiro é necessário escolher a prova, afinal clima e altimetria fazendo total diferença. Seu objetivo será correr a famosa maratona de New York, Rio de Janeiro ou a de Berlim?

O segundo ponto é quando esse evento acontecerá? É fundamental saber qual será o prazo para desenvolvimento do seu treino, para o preparo físico e mental. Aqui entram os recursos, estratégias e ação.

E depois que você correr esta maratona? Qual será o próximo desafio? Uma ultra matona ou quem sabe partir para um Ironman?

Utilizando essa analogia, podemos dar início ao desenho de seu plano de carreira.

Qual é a sua visão de futuro profissional e pessoal para um, três, cinco, dez ou vinte anos? Onde você quer estar (empresa, segmento, país)? Qual o cargo que quer ocupar? O que precisa desenvolver em termos de competências? Que recursos ou relacionamentos utilizará de apoio?

O plano de carreira pode ser desenvolvido pela empresa em que você atua hoje, mas também pode (e deve!) ser projetado por você, afinal o sucesso tem quer ser primeiro uma atitude sua, concorda?

Fonte: SBCOACHING Por: Rosana Bueno Imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *