Qual a importância de se fazer um plano de carreira?

· Tempo de leitura 2 Minutos

O planejamento permite que você “assuma proativamente o controle de sua carreira a fim de garantir o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais” (Personal Career Manegement).

Permite também que você tenha clareza de onde você estáonde quer chegar, quando, por que isso é importante e como fará essa trajetória.

Somente com um plano claro e preciso, você terá condições de identificar distorções, realinhar objetivos e corrigir rotas.

Como fazer um plano de carreira?

O primeiro passo é determinar o seu momento atual de carreira e quais são seus objetivos de crescimento. A seguir, listamos os principais exemplos de plano de carreira:

Planejamento para início de carreira.

Segundo Jean Piaget (professor suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo), “o processo de entrada em um papel profissional produtivo marca o início da fase adulta.”

Aqui é o momento onde o recém-formado inicia suas tentativas de ingresso em seu primeiro emprego.

Alguns passos tornarão este planejamento muito mais efetivo e assertivo. São eles:

  • Mapeamento pessoal: Identifique seus valores, interesses, motivadores e talentos.
  • Mapeamento de competências: Faça uma lista de todas as competências técnicas e gerais que você já possui.
  • Mapeamento do mercado de trabalho:Relacione qual área, cargo e função que você tem interesse e quais serão os requisitos e competências necessárias; avalie oportunidades e riscos.
  • Plano de ação:Estabeleça seus objetivos e respectivos prazos; faça um cruzamento com seus mapas pessoal, de competências e do mercado de trabalho (levantados nos itens anteriores) e a partir deste ponto, determine as ações estratégicas para alcançar o objetivo.

Fonte: SBCOACHING Por: Rosana Bueno Imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *