Plano de Carreira: O que é e como elaborar

Você tem um plano de carreira? Quer aprender como estruturar uma vida acompanhe no artigo de hoje, da partner e executive coach, tudo que você precisa saber para traçar uma trajetória profissional de sucesso.

“Todo o trabalho que eleva o ser humano possui dignidade e importância, e deve ser feito com meticulosa excelência” Martin Luther King

A palavra carreira tem sua origem no latim medieval via carraria, que significa estrada rustica para veículos. Foi apenas no século 19 que a palavra começou a ser usada em referência a trajetória profissional, passando a significar o oficio ou a profissão que progride em etapas.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática: Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.

Até meados dos anos 70, o indivíduo iniciava sua carreira em uma determinada empresa e permanecia nela até o final de sua vida profissional.

Pense na história de seus pais, tios ou até mesmo avós. Se a aposentadoria veio no momento em que ocupavam um cargo de gerência ou direção, muito provavelmente eles iniciaram sua trajetória como aprendiz. Neste contexto, o do plano de carreira empresarial, a promoção era tida como uma “recompensa” concedida pela empresa aos funcionários mais empenhados e leais.

Hoje o cenário é bem diferente. Fazendo uma busca rápida por currículos, podemos constatar que um profissional de ponta desenha sua evolução profissional em diversas empresas. A conquista de níveis mais altos na hierarquia não é mais um prêmio e sim, fruto de uma conquista planejada.

Então, agradeçamos às constantes mudanças no mundo, aos avanços tecnológicos, ao novo espaço que a mulher vem conquistando no mercado de trabalho e até mesmo, às crises econômicas, fatores estes que funcionaram como alavancas para que o profissional buscasse meios de se tornar mais competente, trilhar seu próprio caminho profissional e não apenas esperar pelo reconhecimento da empresa.

Fonte e imagem: SBCOACHING Por: Rosana Bueno

X