Planejamento para desenvolvimento da carreira atual

· Tempo de leitura 2 Minutos

Quando o profissional se identifica com os valores, missão e visão da empresa onde trabalha, e os planos de crescimento convergem na direção das oportunidades de promoção, a hora é a de traçar um plano para o desenvolvimento de carreira e potencializar as chances de ascender no organograma.

Segundo especialistas em desenvolvimento de carreira, a ascensão profissional é mais rápida para os profissionais que:

  • São orientados para resultados.
  • Antecipam soluções.
  • Fazem mais do que é pedido.
  • Possuem visão estratégica e sabem se conectar com as pessoas.

O problema é que a maioria não desenvolve essas características por falta de autoconfiança ou de motivação.

A boa notícia é que, quando se tem consciência deste desafio e entende-se as etapas do processo de desenvolvimento de carreira, a superação dos obstáculos torna-se mais simples.

Aumente sua autoeficácia: Autoeficácia é a confiança que alguém possui em sua capacidade de fazer, estimulada pelas realizações positivas que a pessoa acumula em sua vida.

Pense em sua maior história de sucesso pessoal ou profissional. Quais foram as forças e talentos que você utilizou? Foram necessárias, por exemplo, coragem, perseverança e liderança?

Neste novo estágio, provavelmente, você precisará de forças muito semelhantes e a autoeficácia mostra que se você já conseguiu uma vez, você é capaz de replicar e melhorar este comportamento.

Eleve a expectativa de resultados:Expectativa de resultados é tudo aquilo que esperamos que aconteça em consequência de nossas ações. É a expansão das capacidades profissionais e serve de motivador, se for alta, ou de sabotador se for baixa.

Motivar-se para alcançar maiores e melhores resultados é parte fundamental no processo de planejamento. Pense: Se você já conseguiu chegar até o cargo que ocupa hoje, o que tem impede de usar sua capacidade para chegar ainda mais longe?

Objetivos: Comece identificando em que ponto de sua carreira você está hoje, como chegou até aqui e quais foram os pontos fortes que alavancaram sua conquista. Esses recursos serão utilizados para chegar-se ao objetivo final e driblar os obstáculos que podem surgir. A chave é estar preparado para os percalços e criar formas de superá-los.

Fonte: SBCOACHING Por: Rosana Bueno Imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *