Desenho de carreira

· Tempo de leitura 4 Minutos

Um plano de desenvolvimento não necessariamente terá os próximos passos a serem dados pelo colaborador, dentro da estrutura da organização, bem definidos e pouco flexíveis. Na realidade, o desenho da carreira poderá tomar diferentes rumos e formas, sendo influenciado por diversos fatores, como:

  • Valores da empresa;
  • Particularidades da carreira profissional;
  • Estratégias de gestão e recursos humanos;
  • Momento histórico da organização;
  • Mudança de pensamento do colaborador.

No entanto, todas as complexas formas que um plano de desenvolvimento de carreira poderá tomar, o desenho sempre terá como base três estruturas básicas:

1- Estrutura em linha

Nesse tipo de plano de carreira, a sequência de posições que o colaborador poderá ocupar dentro de empresa são bem definidas e fixas. Esse tipo de desenho restringe as possibilidades, já que restringe as alternativas de futuro. A flexibilidade da estrutura em linha se limita aos critérios de ascensão dentro da organização.

2- Estrutura em rede

Assim como sugere o nome, nesse tipo de plano de carreira, o colaborador possui várias opções de posições que poderá ocupar caso continue evoluindo dentro da empresa. A organização irá definir quais os critérios de acesso para o cargo e o trabalhador tem liberdade para optar pela trajetória RH, por exemplo, que mais lhe agrada.

3 – Estrutura paralela

Essa é uma das estruturas mais utilizadas pelas principais empresas do mundo. Nela, as oportunidades para crescimento profissional se abrem em duas direções, uma de natureza mais gerencial e outra mais técnica ou profissional. O plano de carreira que possui essa forma não pune os colaboradores que não têm vontade de liderar uma equipe ou ocupar uma posição mais administrativa. Nesse sentido, qualquer que seja a escolha, o trabalhador terá acesso a maiores remunerações e reconhecimento.

Plano de carreira nas empresas

Caso o seu plano de carreira seja direcionado para a empresa que você trabalha atualmente, é importante que este seja vantajoso tanto para a organização em si, quanto para você, colaborador. Para isso, este planejamento deve contemplar os interesses de ambas as partes, de uma maneira ética, resultando assim em um crescimento mútuo dentro do ambiente empresarial.

Vantagens do plano de carreira nas empresas

Um dos problemas com o qual muitas empresas sofrem é a alta rotatividade de funcionários, pois, hoje em dia, não é apenas o salário que se torna um atrativo para os colaboradores permanecerem por anos na mesma organização. Cada vez mais as pessoas procuram por um ambiente que possibilite desenvolvimento contínuo, entre muitos outros fatores.

Se você, que está lendo este artigo agora, é empresário, empreendedor, gestor ou líder, saiba que ao ter um plano de carreira para seus colaboradores, você garante a retenção de talentos e terá uma equipe motivada e que se empenha na busca por resultados. Dessa maneira, seus colaboradores estarão mais alinhados com o crescimento da empresa e não precisarão buscar por oportunidades em outros lugares.

Manter a rotatividade de funcionários baixa também garante economias, pois a organização não precisará gastar com admissões e demissões. Outra vantagem é que você estará bem alinhado com sua equipe, uma vez que entende quais são seus objetivos e saberá que estarão dispostos a fazer o que é necessário para alcançá-los.

O plano de carreira na visão do gestor

Ainda falando sobre o que é um plano de carreira e como ele se desenvolve dentro uma organização, é importante que as pessoas que ocupam cargos de gestão compreendam o seu papel para que a o plano de desenvolvimento profissional, dos colaboradores que fazem parte da empresa, saia conforme o planejado.

Acontece que o líder exerce influência direta, não só sob os colaboradores que fazem parte de sua equipe, mas também sob os resultados que a empresa como um todo deseja alcançar e alcança de fato.

Neste sentido, é essencial que o indivíduo que desempenha o papel de liderança na organização esteja sempre disposto a contribuir, da melhor maneira possível, para o desenvolvimento de um bom plano de carreira para os profissionais que estão sob sua gerência, uma vez que isso vai colaborar para que se tenha funcionários cada vez mais motivados, visto que estão atingindo seus objetivos com a ajuda de seus gestores, e  também para que a empresa alcance resultados ainda mais extraordinários em sua jornada.

Enfatizo sobre a importância de uma postura colaborativa por parte dos gestores, com relação ao desenvolvimento da equipe como um todo, pois existem muitos destes gestores que têm medo de ajudar os colaboradores a crescerem, já que acreditam que vão perder suas posições para outras pessoas.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que quanto mais você colabora para o desenvolvimento dos profissionais que fazem parte de sua equipe, ajudando-os a compreender o que é um plano de carreira, bem como a sua importância para que eles evoluam constantemente, mais você também cresce enquanto líder, pois vai constantemente acumular conquistas ao longo de sua trajetória dentro da empresa, tornando-se, verdadeiramente, um gestor de sucesso, como eu tenho convicção de que você sempre quis ser.

Sendo assim, nada mais válido do que investir tempo e energia para ajudar seus colaboradores na elaboração de um plano de carreira assertivo e altamente eficiente.

Fonte: portalibc Imagem: freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *