O que é preciso ter no plano de desenvolvimento de carreira?

· Tempo de leitura 4 Minutos

Antes de mais nada, é importante deixar claro que desenvolver um plano de carreira requer paciência, disciplina, foco e determinação. Afinal, a carreira é algo com grande importância e merece toda a atenção e todo o cuidado ao longo da vida profissional.

Assim, pautado por objetivos profissionais que podem incluir mudança de profissão ou de emprego, mudança de cidade, investimentos financeiros em cursos e formações profissionais, dentre outros fatores, o plano de carreira leva um certo tempo para tomar forma e se concretizar verdadeiramente na vida real, ou seja, há um espaço de tempo entre começar a traçar o plano e sua respectiva execução.

É importante destacar ainda que o tempo de cada plano de carreira é único para cada profissional. Afinal, o plano de carreira é pautado pelas ambições de cada profissional e o que ele pode e deve fazer para alcançar seus objetivos.

Como elaborar um plano de carreira

Definição de metas e objetivos

O primeiro passo para o desenvolvimento do plano de carreira é ser realista e estipular metas e objetivos alcançáveis. Por isso é tão importante que ele seja pensado para a sua situação profissional, ou seja, para que faça sentido para você!

Trace metas que você tenha convicção de que conseguirá atingir, pois isso contribuirá para que você veja os resultados que alcançar ao longo da jornada e, assim, se mantenha motivado constantemente.

Exemplo de metas e objetivos: mudança de emprego, mudança de carreira, conseguir uma promoção, conseguir um aumento, trabalhar um tempo fora do país.

Avalie suas habilidades e competências

Para que se entenda o que significa desenvolvimento e se dê início à elaboração de um plano de carreira verdadeiramente eficiente, é importante que você faça uma avaliação das competências e habilidades que já tem, e que vão contribuir para que o andamento deste processo ocorra de forma ainda mais acelerada, e também das que ainda precisam ser melhor desenvolvidas, para que ocorra, de fato, o alcance dos objetivos.

Assim, se o objetivo que você vai preencher em seu plano de carreira for conseguir uma promoção, avalie e faça uma lista com as:

  • Competências e habilidades inerentes ao cargo e funções a serem exercidas;
  • Quais competências e habilidades você já tem dentre todas elas;
  • Competências e habilidades que precisa desenvolver para conseguir a promoção e ocupar o cargo desejado.

Um outro passo importante neste processo é fazer um levantamento sobre possíveis formações e cursos que podem contribuir de maneira positiva com o desenvolvimento de habilidades necessárias para a sua ascensão profissional. Investir em treinamentos pode ser necessário para que você se torne o profissional apto e ideal para exercer os cargos que tanto almeja dentro da organização empresarial.

Elabore um plano de ação

Agora é chegado o momento de arregaçar as mangas e tirar do papel tudo o que foi descrito nos tópicos anteriores. Assim, faça uma lista de suas metas e objetivos e na frente de cada um deles, coloque a ação necessária para a conclusão de cada um. Além disso, é importante também preencher o prazo para que cada ação seja iniciada, pois assim você terá como mensurar o progresso de seu plano, entendendo, verdadeiramente, o que é gestão de carreira.

Veja o exemplo abaixo:

Objetivos e metasAção a ser executadaQuando será feito
Estudar e trabalhar
fora do país
Tirar passaporte
Tirar visto do país de destino
Encontrar escola para estudar
Pesquisar empregos
Aprimorar o inglês – Curso de idioma
1 semana
1 mês
2 semanas
2 semanas
1 semana

Metodologia para traçar planos de carreira

Para traçar um plano de carreira eficiente e que atenda às suas expectativas profissionais, é importante que haja uma metodologia capaz de organizar as suas metas traçadas, os prazos e as ações que deverão ser executadas. Uma delas é o Desenho de Carreira. Como funciona? Contarei agora!

Mas, fica a pergunta: quais outras metodologias eficazes existem  para que o plano de carreira seja traçado de maneira segura e objetiva? Selecionei algumas delas, que podem contribuir com este processo de elaboração e também para que todos os tipo de carreira e profissionais tenham sucesso. Confira!

Fonte: portalibc Imagem: freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *