O que é gestão de carreira, então?

A gestão de carreira é um planejamento consciente das atividades e engajamentos de uma pessoa na sua projeção profissional ao longo de sua vida, estruturando uma melhor realização, crescimento e estabilidade financeira. É um processo sequencial que parte de uma compreensão de si mesmo e engloba a consciência ocupacional.

A carreira de um indivíduo é uma fonte importante de sua expressão natural. Uma escola de pensamento descreve o trabalho como o propósito da vida e a fonte de sua expressão e o propósito de ser ou existir. No entanto, outros acreditam que há uma grande diferença entre a carreira de um indivíduo e sua vida. Em qualquer caso, a carreira é um componente integral da vida e, portanto, da necessidade de sua gestão eficaz e inteligente.

A gestão de carreira é mais ou menos como a gestão organizacional; afinal, uma organização não é senão uma variedade de indivíduos! O processo de gestão de carreira começa com a formulação de metas e objetivos que são de curto prazo ou que devem ser alcançados no curto prazo.

Esta é uma tarefa minuciosa (e até tediosa) em comparação com um objetivo de carreira a longo prazo que é mais visionária. Como o objetivo é de curto prazo ou imediato, é mais orientado para a ação. Segundo, exige realização todos os dias, todos os momentos. Novamente, esse passo pode ser muito difícil para aqueles que não estão cientes das oportunidades disponíveis ou não estão completamente conscientes de seus talentos. No entanto, mais específicos, mensuráveis ​​e alcançáveis, os objetivos maiores são as chances de o plano de carreira, dentro da gestão de carreira, ter frutos em médio e longo prazo.

A consecução do objetivo requer uma estratégia bem marcada, o que implica um plano de ação para atingi-lo.  Isto tem que ser seguido pela elaboração ou estabelecimento de procedimentos / políticas / normas ou regras que governam a ação ou prática.

A etapa final no processo de gestão de carreira é a avaliação do plano de gerenciamento de carreira para assegurar que o progresso está sendo feito ou se há necessidade de introduzir algumas mudanças no último. Ou seja: planeje, aja, analise e corrija. (O bom e velho PDCA cabe aqui).

Pode-se também utilizar os serviços de vários testes de avaliação de carreira em vários estágios para escolher os caminhos que estão em sintonia com os gostos e desgostos, pontos fortes e fracos. Esses testes variam de pequenos e breves aos exaustivos, oferecendo detalhes minuciosos. Alguns dos testes que alguém pode gostar de se submeter são MBTI (Myers e Briggs Type Indicator), SDI (Força Deployment Inventory) e Inteligência Múltipla, entre outros.

O ônus da gestão de carreira está mais no indivíduo do que no empregador. Garantir o desenvolvimento pessoal em termos de habilidades, competências, mudança de atitude com o tempo são coisas que a pessoa pode precisar cuidar sozinha e com a ajuda de coaches e empresas especializadas em gestão de carreira.

Metas de curto prazo precisam ser atendidas e avaliadas. Os objetivos de carreira de longo prazo precisam ser revisados ​​com a mudança no cenário do emprego, em si mesmo, no mercado e no ambiente externo. Muitas vezes, o aconselhamento é de grande ajuda na avaliação de um trabalho e as perspectivas futuras e para o estabelecimento de clareza de valores para que eles sofrem uma mudança com o passar do tempo!

Fonte: penser Imagem: freepik

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